quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Queda de Cabelo? Falso e Verdadeiro


 Ouvimos falar tanta coisa sobre queda de cabelo, o que causa, o que pode ou não pode. Vejamos algumas, num joguinho de verdadeiro ou falso.


( F ) "Tinturas e descoloração fazem cair mais cabelos."

    O uso de tintas não é bom para o cabelo ( já que tem componentes como amoníaco que danificam a estrutura capilar) . Contudo, a tinta danifica apenas o cabelo, e não o couro cabeludo. Portanto não influenciará a queda de cabelo.


( V ) "Cabelos oleosos e com caspa intensifica a queda de cabelo. "

  A oleosidade impedi o crescimento saudável,  causando a queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação do couro cabeludo - e esses podem ser fatores que levam a queda de cabelo


( F ) "Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento dos cabelos."

  O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento. 


( V ) "Os cabelos crescem mais rápido no verão. "

  O sol estimula o crescimento.  Isso acontece porque ele estimula alguns hormônios que fazem com que o cabelos cresçam mais rápido.


( F ) "Secador e chapinha causam queda."

   O uso correto e moderado não prejudica; o abuso, sim, pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo. 


( V ) "No outono os cabelos caem mais."

  A explicação para este fato é que nossa pele tem sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa. 


( F ) "Usar bonés e chapéus faz cair cabelo."

  O uso do boné não faz cair cabelos, mas pode em algumas pessoas ( que não tiram o boné o dia todo) agravar doenças como a dermatite seborreica - esta sim,  podendo contribuir para a queda.


( V ) "A alimentação influencia na queda de cabelo." 

 Uma alimentação com vitaminas e minerais são essenciais para manter um cabelo bonito. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode  melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

Bem, esses são alguns tópicos sobre verdades e mentiras sobre queda de cabelo. E também vale lembrar: Não confundam queda de cabelo com quebra de cabelo.